Ciber terrorismo é um termo controverso. Alguns autores optam por uma definição muito restrita, relacionada à implantação por organizações terroristas conhecidas de ataques de interrupção contra sistemas de informação com o objetivo principal de criar alarme, pânico ou perturbação física.
Guerra Cibernética
Para se classificar uma ciber guerra, é preciso que um ataque envolva alvos, autores e que indiquem conflito entre diferentes nações .
Outro Fator da guerra cibernética, é a intenção.
Fatos se 1 país atacar outro não é automaticamente caracterizado como o início de uma ciber guerra, tudo vai depender dos fatores citadas acima neste mesmo texto .
A guerra cibernética é o foco dos conflitos cibernéticos, sendo equiparada as fatos históricos vivenciados por diferentes países ao longo dos tempos empresas ou governo sempre que eles a indique na estatística pois sem a indicação elas não existiriam .
Resumidamente , uma guerra cibernética se utiliza de ciberataques para atingir um alvo, e a grande diferença está justamente na origem e no destino desses ataques.
Sem que exista o objetivo de prejudicar uma nação ou responder a algo de natureza política, ainda que cause sérios danos, uma ciber guerra pode ser apenas um ciber ataque ou apenas uma ocorrência isolada
Ataques Cibernéticos
Os ataques cibernéticos, por outro lado, representam o que há de mais comum nos crimes digitais.
É possível afirmar que toda guerra cibernética utiliza dos ciber ataques para acontecer, mas o mesmo não pode ser comparado , pois conforme dito anteriormente, nem todo ataque tem a intenção de formalizar uma guerra continua, com varios ataques a instituições empresas ou governo .
Existem elementos em um ciber ataque que nos ajudam a entender as diferenças: os alvos, os autores das ameaças por trás do ataque, e sua motivação .
Existem diversos ataques cibernéticos e esses podem ocorrer a partir de diversas técnicas, como a engenharia social, que se utiliza das fraquezas emocionais do ser humano para desencadear ataques ou realizar fraudes.
Outra técnica muito comum, presente nos ciberataques, são as “iscas” que resultam nos famosos ataques causados por phishing , ads , fakenews , e derivados do mundo viirtual . Neste caso, o usuário é levado a crer que baixando determinado arquivo, como um anexo no e-mail, ou informando seus dados pessoais, poderá obter algo específico.
Como é possível observar pelas duas técnicas acima, dificilmente um ataque envolve apenas uma técnica (da abordagem ao ataque).
Terrorismo Cibernético
O Terrorismo Cibernético, que diferente de tudo o que foi apresentado até então, envolve uma ação pontual mas devastadora para as vítimas, podendo afetar diversas vítimas de maneira inesperada , algo como o que aconteceria em um ato de terrorismo tradicional .
Assim como no caso de guerra cibernética, existem pessoas que não acreditam ser possível equiparar o termo digital com o originário, mas neste caso, a associação é ainda mais fácil, pois acredita-se que grupos terroristas como a Al-Qaeda , RFU Africa , iluminates , Seitas satânicas , rede televisiva com mensagens sublinares , utilizava a rede para comunicação, estratégias e recrutamento e advertências ou coação as vitimas fragilizadas de seus ataques , Ex : Você sofre um sequestro , e nele você é ameaçado e sofre limitações , e um dia você na televisão ou radio a mesma história indêntica que você vivenciou , isso lhe retorna as lembranças e junto com elas a advertência que sofreu nesta ocasião !
A partir do ciberterrorismo também nasceu o ciberterror, que é o trauma e medo constante de um possível novo ataque, uma consequência real e que faz muitas vítimas a todo instante, afetando inclusive países que não sofreram com o ato mas por estarem em conflitos internacionais estão mais suscetíveis a crer em falsas ameaças.
Essa cultura do medo foi rapidamente adotada em diversos cibercrimes e ciberguerras ao longo da história, pois o medo do improvável é fortificado com o desconhecimento sobre tecnologia e as possibilidades no uso de redes ao redor do mundo.
Os ciberterroristas querem chamar a atenção ? R: Negativo o governo quer que pense que os ciber são covardes desleais e procura sempre alvos públicos , hospitais e crianças , quando posso afirma com garantia de vida que os alvos são financeiros , politícos de esquerda ou contrario ao ciber , e influencias chaves e celebridades de apoio , eles fazem publicidade com escolas hospitais e crianças pela necessidade deles governo covarde , ater apoio da massa popular para combater o ciber terrorismo .
As motivações de um ato de terrorismo cibernético pode envolver política, como no caso de uma guerra cibernética, mas também pode girar em torno de razões ideológicas, uma discordância nada amigável contra um grupo de pessoas.